Seinfra acelera obras de acabamento no prédio da Biblioteca Pública

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), informa por meio da Assessoria de Comunicação, todas as medidas que já adotou para acelerar as obras de acabamento finais que realiza na Biblioteca Pública de Manaus, dentre outras podemos citar a troca completa do telhado, a compra e instalação de um novo gerador de energia, adaptação do sistema de incêndio e a adaptação do elevador que permita o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção até os pavimentos superiores.
A secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, lamentou os atrasos verificados na realização desta obra, mas reafirmou que todos os esforços estão sendo adotados para a solução deste problema. “Nós estamos cientes do problema e compreendemos perfeitamente a preocupação da sociedade quanto à reinauguração do prédio da Biblioteca Pública”, informou a secretária, acrescentando que a Seinfra está priorizando as medidas em torno dessa obra, visando acelerar a sua conclusão.
Conforme a Seinfra, após reuniões com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) ficou acordado a realização de uma nova licitação para atender às novas exigências, informando que a empresa contratada anteriormente para a execução destes serviços não havia cumprido o que estava previsto no contrato, tendo sido então notificada, multada e perdido o contrato, medida extrema que a Seinfra se viu obrigada a tomar por contra dos atrasos.
Um dos grandes problemas enfrentados, de acordo com o órgão, e que motivaram o alongamento no tempo de entrega da obra diz respeito à questão do telhado, que foi fortemente danificado com as chuvas torrenciais que atingiram a cidade no mês de dezembro do ano passado.  As telhas são de tipologia de época e escassas, evidentemente no mercado local para aquisição. A empresa contratada anteriormente, apesar de todos os esforços, não conseguiu resolver o problema, tendo sido obrigada a promover a manufatura de um novo molde, em São Paulo, para atender as exigências recomendadas pela SEC, porém, não obteve êxito.
Vale esclarecer que um novo processo licitatório foi realizado para solucionar a questão dessas obras e desde o dia 04 de julho, a HB Engenharia, ganhadora do certame já executa os serviços complementares, incluindo a troca integral da cobertura do prédio, a adaptação do elevador para até o último pavimento superior, a adequação do grupo gerador e do sistema de bomba hidráulica que está agregado ao sistema de incêndio. Para a questão das telhas que compõem o telhado, a solução já está sendo adotada. A adaptação do elevador e a compra do novo gerador, por outro lado, estão muito adiantados.
A secretária Waldívia Alencar assegurou que não vai medir esforços no sentido de agilizar ao máximo o tempo de entrega da obra da Biblioteca Pública, acompanhando diariamente a movimentação da nova empresa, para garantir o cumprimento dos serviços e a qualidade exigida, dentro do prazo contratado, para entrega definitiva da Biblioteca, que é um patrimônio do povo do Estado do Amazonas e deve ser bem cuidado.
 
ASCOM/SEINFRA