Seinfra anuncia reinício da obra do Anel Leste

Obras no Anel Viário Leste

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) anuncia para até a próxima sexta-feira (14/09) o reinício da obra de construção do Anel Leste, que ligará a zona leste à zona sul. Serão 17,4 quilômetros de extensão, que vão da Reserva Adolpho Ducke, no bairro Cidade de Deus, até à Bola da Suframa, no Distrito Industrial 2.

Quando estiver pronto e interligado ao Anel Viário Sul, o Anel Leste possibilitará o desvio do fluxo de veículos pesados das indústrias do Polo de Manaus até o Aeroporto Eduardo Gomes, na zona oeste da capital.

O secretário executivo de Infraestrutura, engenheiro Fernando Elias, disse que a mobilização de homens e máquinas já está em andamento e que agora só está dependendo da renovação da autorização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para que a obra tenha início.

Todos os processos relativos à desapropriação de imóveis e de terrenos dentro da área de influência da obra estão praticamente concluídos, bem como aqueles ligados ao licenciamento ambiental junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). “Nos reunimos com os técnicos do Inpa para tratar das adequações socioambientais dos projetos executivos da obra de implantação do Anel Leste”, destacou Fernando Elias.

Segundo ele, a retomada dessa obra é de grande importância para Manaus em termos de mobilidade urbana. “Depois de pelo menos cinco anos de paralisação, somente agora, nesta gestão, foi que obtivemos as renovações dos licenciamentos ambientais e tivemos as pendências jurídicas solucionadas”, ressaltou o secretário executivo.

Corredor ecológico – As adequações fazem parte de um termo de compromisso assinado, em 2015, entre Ministério Público Federal (MPF), Seinfra, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Inpa e Ipaam, tais como a criação de um corredor ecológico e de passagem de fauna aérea e subterrânea. Ainda será construída uma ciclovia e instaladas câmeras de monitoramento em toda a extensão da obra, dentre outros itens.