Seinfra conclui obras da Biblioteca Pública do Estado

 

Foto: Warrington Redman/SEINFRA

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) do Governo do Amazonas anunciou nesta segunda-feira (15/10) que as obras complementares de recuperação e restauro realizadas no prédio histórico da Biblioteca Pública do Estado foram finalizadas e o cronograma de trabalho está concluído.

Dentre os principais serviços concluídos está a troca completa de toda a cobertura antiga do prédio por novas telhas de tipologia do início do século passado confeccionadas especialmente para atender aos requisitos do prédio histórico. A acessibilidade foi outra marca da obra, com a recuperação do elevador, que permitirá que pessoas com necessidades especiais frequentem os pavimentos superiores do edifício.

Outra grande adaptação foi o fornecimento e a instalação de um grupo gerador de 44Kva de potência, além da construção de uma plataforma metálica independente na cobertura para acomodar os condensadores de ar, agora do tipo Split, e ainda a substituição de lâmpadas, a realização de pintura em geral, limpeza das infiltrações e outros reparos de menor impacto.

De acordo com a secretária Estadual de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar, todos os serviços foram executados com o máximo de empenho pelas equipes de trabalho que diuturnamente atenderam os apelos da Seinfra para que tudo ficasse pronto dentro dos prazos e com a qualidade dos serviços exigidos pelo Governo do Estado.

“Tivemos que empreender o máximo de esforço nesta importante obra do Governo do Amazonas para a população amazonense. Alguns trabalhos exigiram esforço adicional da secretaria, mas agora avaliamos que tudo foi estritamente necessário para que se chegasse a esse resultado final, mesmo tendo que enfrentar várias dificuldades, entre elas as de ordem da natureza”, avaliou a secretária.

 

Contexto da Obra

A ideia de recuperar e restaurar o prédio público surgiu em 2008, quando a Seinfra em conjunto com a Secretaria Estadual de Cultura, elaborou o projeto, o que foi feito e em setembro de 2009 foi dada a ordem de serviço.

Após o início das obras a empresa vencedora do certame licitatório a Radier Prestadora de Serviços Comércio e Construções Ltda ficou responsável pela recuperação até o segundo semestre de 2011, quando a Seinfra analisou que a referida empresa não terminaria as obras dentro do prazo estabelecido e iniciou processo administrativo aplicando multas e penalidades que culminaram com a decisão de tornar a empresa inidônea, ou seja, impedida de participar por dois anos de novas licitações. As obras então ficaram paralisadas para a realização de novo processo licitatório, como exige a legislação pertinente.

Somado a estes fatos é importante salientar que as intempéries da natureza também tiveram impacto negativo sobre a obra, que alongou ainda mais o tempo de entrega, pois as fortes chuvas que assolaram a cidade no mês de dezembro de 2011 danificaram completamente o telhado.

Determinada a concluir a obra, a Seinfra reuniu com técnicos da SEC em janeiro de 2012 para determinar quais os serviços que deveriam ser realizados para completar a obra de recuperação e restauro deste prédio e proceder à sua entrega para a comunidade.

Após a elaboração de projeto básico e licitação da nova obra a empresa HB Engenharia Ltda saiu vencedora do certame e iniciou as obras no dia 4 de julho de 2012, realizando todos os serviços propostos em planilha orçamentária e concluindo os serviços no último dia 11 de outubro.

A Seinfra informou ainda que todos os serviços estão concluídos e foram recebidos integralmente pela sua área de fiscalização, atendendo todos os itens do contrato.

 

ASCOM/SEINFRA