Seinfra cria comissão para inspecionar prédios públicos em municípios atingidos pela enchente

 
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) criou uma comissão multidisciplinar para inspecionar as condições físicas de prédios públicos do Governo do Estado situados nos municípios atingidos pela enchente deste ano, que alcançou níveis acima da média registrada.
Conforme informou a secretária de estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, a criação da comissão obedece à determinação do governador Omar Aziz, em dar atenção à segurança da população destes municípios e também dos servidores que trabalham em delegacias, creches, escolas, postos de saúde, hospitais e outras repartições públicas.
“O Governo do Amazonas tomou todas as medidas necessárias para minimizar os efeitos das enchentes na vida das populações atingidas, desde a distribuição de cestas alimentícias, medicamentos, hipoclorito de sódio, água mineral, redes, colchões e cobertores, além do Cartão Solidário e cuja distribuição acompanhada em todas as etapas pela Primeira Dama e Presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Aziz”, destacou a secretária.
Segundo a secretária da Seinfra, as ações agora se voltam para o período da vazante, com a recuperação dos danos ocasionados pela enchente à diversas regiões do Estado.
Adotando essa linha de ação e como parte das medidas determinadas pelo Governador Omar Aziz, a comissão terá como objetivo fazer um levantamento completo da situação em que se encontram as edificações. Para tanto, formam a comissão representantes da Seinfra, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Defesa Civil.
“Destacamos três engenheiros especializados nas áreas de água e esgoto, estrutura predial e elétrica para realizar essa tarefa”, ressaltou Waldívia Alencar, acrescentando a participação dos técnicos da Seduc e da Defesa Civil, por meio do Subcomadec.
Os primeiros municípios que serão inspecionados serão os de Anamã, Boca do Acre, Canutama, Careiro da Várzea e Barreirinha. O critério adotado na escolha destes municípios para iniciar a inspeção foi o do grau de periculosidade enfrentado por conta da enchente e a dimensão dos danos ocasionados a cada um deles, uma vez que estes municípios foram os mais penalizados.
ASCOM/SEINFRA