Seinfra e Suframa assinam convênio para recuperar as ruas do Distrito Industrial

O sistema viário do Distrito Industrial de Manaus será finalmente recuperado a partir do primeiro trimestre de 2013. Convênio nesse sentido foi assinado às 10h da manhã desta sexta-feira (28/12), entre a Superintendência da Zona de Franca de Manaus – SUFRAMA, e o Governo do Amazonas, representado no ato pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
O convênio, no valor de R$ 104.490.012,33, foi assinado ontem pelo Superintendente da SUFRAMA, Thomáz Afonso Nogueira; e pela Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Ferreira Alencar, em solenidade realizada na sede daquela autarquia.
O documento prevê a realização de obras de revitalização e expansão das ruas do Distrito Industrial “Marechal Castelo Branco”. De acordo com o objeto do convênio, 33 ruas serão revitalizadas – perfazendo um total de 58 km de intervenção, sendo a Avenida Buriti uma das principais.
Além destas, três outras ruas (Tento, Aninga e a Miri Miri), totalizando 9,2 km de extensão, passarão a fazer parte do sistema viário do DI, com o processo de expansão previsto no documento.
“Após a assinatura do convênio o próximo passo será enviar a documentação para a Comissão Geral de Licitação (CGL-AM) para o processo licitatório tenha início de imediato”, explicou a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
Com isso, ainda no primeiro trimestre de 2013, possivelmente na primeira quinzena do mês de março, será emitida a Ordem de Serviço e contratar a empresa que ficará responsável pela obra.
O Superintendente da Suframa, Thomáz Nogueira, comemorou a assinatura deste convênio dizendo que o ato representa o início da solução de um problema de logística que era um verdadeiro gargalo paras as fábricas instaladas no DI.
“A recuperação e expansão do sistema viário do Distrito Industrial facilitará sobremaneira o escoamento da produção em direção ao aeroporto, além de reduzir a circulação de veículos pesados no centro de Manaus”, ponderou o superintendente.
Waldívia Alencar informou ainda que além da revitalização do pavimento, com aplicação de asfalto usinado a quente e sinalização de todas as ruas, também será recuperado todo o sistema de drenagem, bueiros, caixas coletoras, sarjetas e calçadas. Os abrigos dos pontos de ônibus também serão revitalizados com a colocação de bancos de concreto, pintura do meio-fio e colocação de pórticos.
Segundo ela, a obra será supervisionada por uma equipe de técnicos composta por engenheiros da SUFRAMA e da SEINFRA. Esta equipe começa a trabalhar a partir dos primeiros dias do mês de janeiro, primeiramente na identificação das prioridades em termos de ruas e avenidas e depois na fiscalização da obra.
Waldívia Alencar ponderou ainda que esta obra, a ser realizada em parceria com a Suframa faz parte de um planejamento macro idealizado pelo Governador Omar Aziz, em termos de logística e mobilidade urbana (Manaus 2020), que prevê a construção dos anéis viários Leste e Sul, que juntamente com a Avenida das Flores e outras intervenções em processo de licitação, oferecerão maior fluidez ao trânsito em Manaus.