Seinfra garante entrega dos Distritos Integrados de Polícia, a partir de julho

Durante visitas técnicas realizadas nesta semana às obras de construção, reforma e ampliação dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), a titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Waldívia Alencar, garantiu a entrega de mais cinco DIPs, como são chamadas as unidades policiais a partir da primeira semana do mês de julho.
No próximo sábado, dia 30, uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos da própria Seinfra, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e das polícias Civil e Militar percorrerão novamente todas as obras para uma vistoria integral, como forma de antecipar-se inauguração que está programada para coincidir com o lançamento da segunda etapa do Programa Ronda no Bairro, pelo Governador Omar Aziz.
Serão inspecionados durante a visita o 25º DIP, localizado na rua J, no bairro Armando Mendes; o 4º DIP, na rua Perimetral com a rua B9, no Grande Vitória; o 30º DIP, na rua Manjericão, no João Paulo II; o 14º DIP na Avenida Grande Circular, no bairro de São José; e o 11º DIP, situado na rua Santo Antônio, bairro do Coroado.
“Por determinação do Governador Omar Aziz nós priorizamos as obras dos DIPs, acompanhando de perto todas as etapas de construção, reforma ou ampliação, de modo a garantir o cumprimento do calendário estipulado e a qualidade dos serviços realizados”, destacou a secretária Waldívia Alencar.
Meio ambiente
A preocupação do Governo do Amazonas com a questão ambiental e a sustentabilidade está presente também no planejamento e construção dessas obras. Os cinco Distritos, por exemplo, possuem Estações de Tratamento de Esgotos, de modo a evitar que os efluentes e águas geradas pelas unidades sejam despejados na rede de esgoto da cidade sem o devido tratamento.
“Nós incrementamos a colocação destas estações de tratamento aos projetos originais dos DIPs e vamos oferecer treinamento aos profissionais que ficarão encarregados de operá-las”, enfatizou a secretária. Ela acrescentou ainda que o treinamento será ministrado em duas etapas, uma teórica na própria Seinfra e outra prática a ser realizada nos DIPs.
Todas as pessoas indicadas pela Secretaria de Segurança para operar estas estações receberão treinamento adequado, com todo material didático necessário e o Manual de Operação das ETEs.
Todos estes cinco Distritos Integrados de Polícia (DIPs) em fase de acabamento possuem ainda, além das estações de tratamento, poços artesianos e reservatórios metálicos com capacidade de até 10.000 litros.
As inspeções programadas para este sábado, dia 30, terão início às 8h, começando pelo 25º DIP, localizado na rua J, s/n, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.