Seinfra implanta metodologia de trabalho do 5S

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) está realizando durante toda essa semana um ciclo de palestras para os seus servidores, abordando a temática do 5S, metodologia de trabalho criada no Japão logo após a 2ª Guerra Mundial e adotada por diversas empresas, como a Toyota, por exemplo, para ajudar na reorganização do País. O 5S na realidade é uma ferramenta administrativa que possibilita a implantação da qualidade, na organização dos métodos e na otimização do ambiente de trabalho.
Na segunda-feira, dia 2 de setembro, essa metodologia de trabalho foi explanada pelo Dr. Roberto Dibo, que reuniu primeiramente com os servidores dos Departamentos de Engenharia da Capital e do Interior e ainda dos Projetos.

Nesta terça-feira (03/09) o treinamento sobre o 5S será levado aos servidores do Departamento Administrativo e Financeiro. Este ciclo de palestra será encerrado na quarta-feira, dia 4 de agosto, com a participação dos servidores do Gabinete da Secretária, Chefia de Gabinete, Secretaria Executiva e demais assessorias ligadas diretamente ao Gabinete da Secretária.
A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, disse que “a ideia é trazer cada vez mais ferramentas de trabalho para auxiliar na consecução dos nossos objetivos, da realização das nossas tarefas no menor espaço de tempo e com o maior grau de confiabilidade possível”.
Este é apenas mais um dos inúmeros eventos que a Seinfra tem realizado objetivando a busca da excelência em seus procedimentos internos. Alguns desses treinamentos, disponibilizados ao longo dos últimos anos na Seinfra permitiram a redução do tempo de tramitação dos processos dentro da secretaria e, por via de consequência, do tempo de espera das respostas para as demandas que chegam até a Secretaria de Estado de Infraestrutura, ponderou Waldívia Alencar.
As palavras japonesas SEIRI, que significa ‘sendo de utilização e descarte’; SEITON, que significa ‘senso de arrumação’; SEISO – sendo de limpeza; SEIKETSU – senso de Saúde e Higiene; e SHITSUKE, que significa senso de autodisciplina, forma a base e os conceitos dessa metodologia de trabalho.
O 5S procura enfatizar a necessidade e a importância da qualidade no ambiente de trabalho, buscando o comprometimento de todos os servidores com ações simples que permitem o surgimento de um ambiente de trabalho limpo, saudável e organizado que proporciona uma produtividade bem maior que o usual.
Benefícios imediatos do 5S – maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos – só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais – a acumulação excessiva de materiais tende à degeneração; melhoria da qualidade de produtos e serviços; menos acidentes do trabalho; e maior satisfação das pessoas com o trabalho.

ASCOM/SEINFRA