Seinfra libera mais cinco terminais hidroviários para municípios do interior do Amazonas

 

Fotos: Flávio Guimarães/ASCOM SEINFRA

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) anunciou a liberação e o envio de mais cinco terminais hidroviários para os municípios amazonenses de Guajará, Carauari, Itamarati, Ipixuna e Eirunepé.
Depois de receber aprovação e a documentação necessária, os terminais foram liberados pela Capitania dos Portos para os seus respectivos municípios. As balsas partem em comboio na noite desta segunda-feira, (29/10).
Conforme a previsão do Consórcio Calha do Juruá, o grupo empresarial responsável pela construção dos terminais, a viagem deverá demorar cerca de 30 dias até o último município que é Guajará, distante 3.171 km via fluvial.
O primeiro a ser entregue será o de Carauari, distante a 1.411 km de Manaus. Depois será a vez de Itamarati, distante 1.930 km; Ipixuna, distante 2.936 km; Eirunepé, distante 2.417 km, todos por via fluvial. Anteriormente já haviam sido enviados os terminais de Beruri e de Tapauá.
Seguindo determinação do governador Omar Aziz, a secretária de estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, reuniu com representantes do Estaleiro Juruá, para acompanhar de perto o cronograma de entrega dos terminais hidroviários, que deverão ser concluídos até dezembro deste ano.
“Queremos garantir, com essa ação, a entrega das balsas nas quais funcionarão os portos destes municípios dentro dos prazos acordados,” informou Waldívia Alencar, destacando que os portos representam o portão de entrada e saída de cargas e passageiros da quase totalidade dos municípios amazonenses e por onde circula toda a produção deles em direção aos centros consumidores.
Dentre as obras civis dos terminais hidroviários estão a realização de serviços de contenção, aterro, muros e cercas, pavimentação, drenagem e dragagem do terreno, além da construção do terminal de passageiros e cargas, guarita, armazém, rampas, estacionamento, ponte de acesso e fábrica de gelo e outros, como também está em dia o cronograma dessa parte, segundo informou a titular da Seinfra.
 
ASCOM/SEINFRA