Seinfra oferece nova rodada de treinamento para prefeituras

A Secretaria de Estado de Infraestrutura realizou nesta terça-feira, 23 de abril, em seu auditório na Alameda Cosme Ferreira – 7.600, Coroado III, mais uma rodada de seu ciclo de treinamento destinado aos prefeitos e seus assessores, em continuação a um processo idealizado pela Secretária Waldívia Alencar, titular da Seinfra e que vem sendo realizado de forma sistemática com o objetivo de facilitar o acesso das prefeituras aos convênios.
“Nós queremos evitar que as prefeituras municipais se tornem inadimplentes por falta de prestação de contas de seus convênios ou pela não apresentação de algum documento ou mesmo perda de prazo”, explicou Waldívia Alencar, informando que estes seminários continuarão sendo oferecidos.
Na reunião desta terça-feira, técnicos da Seinfra discorreram sobre os procedimentos e documentos necessários para a instrução dos processos a serem protocolizados na Seinfra, desde a elaboração do chamado Plano de Trabalho até a celebração do convênio, sua execução e prestação de contas.
O Secretário Executivo Emerson Redig e o engenheiro Moacir Torres, responsável pela fiscalização das obras do interior, bem como técnicos dos setores de Finanças e Jurídico da Seinfra se revezaram nas explicações e na discussão de casos concretos, reforçando que a adoção destes procedimentos resulta na celeridade da tramitação dos processos de interesse dos próprios municípios.
Nazaré Chaves, que presta assessoria a municípios como Tabatinga, Boca do Acre, Manicoré e Canutama, elogiou a realização deste treinamento, dizendo que um dos maiores problema enfrentados pelas prefeituras do interior é exatamente a falta de pessoal especializado. Segundo ela, a orientação prestada pelos técnicos da Seinfra é de capital importância porque a aplicação dos procedimentos evita que as administrações municipais fiquem inadimplentes e impedidas de assinar novos convênios.
O representante de Autazes, Fernando Oliveira, que é assessor de Planejamento da prefeitura de Autazes, também considerou da mais alta importância o seminário promovido pela Seinfra, afirmando que a falta de estrutura e de técnicos especializados nas prefeituras do interior é que determinam a ocorrência de todos estes problemas. “Nós não temos Internet de confiança na maioria dos municípios e sem Internet não temos como receber ou enviar e-mails e por aí vai”, explicou o representante de Autazes.
Waldívia Alencar comemorou o sucesso de mais este seminário, reforçou o interesse em ajudar as administrações municipais e informou que novas rodadas de treinamento serão realizadas no decorrer do ano.