Seinfra prevê início das obras de duplicação da AM-070 para maio

O processo licitatório para a duplicação da AM-070, a rodovia Manoel Urbano, que liga Manaus ao município de Manacapuru – via Iranduba, terá seu ponto culminante em abril com a abertura das propostas apresentadas pelas empresas interessadas, quando então será definida a vencedora do processo e que será responsável pela obra.
A duplicação da AM-070 será feita pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). De acordo com a Seinfra, todas as demandas relativas ao projeto foram enviadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para análise e liberação do orçamento necessário para a realização da obra.
“Nós já concretizamos todas as etapas iniciais necessárias para o início da obra, como a realização das audiências públicas em Iranduba e Manacapuru, quando recebemos contribuições importantes dos moradores destes dois municípios, principalmente daqueles que residem ao longo da estrada”, assinalou a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
De acordo com a secretária, todo o material colhido nestas duas audiências, ou seja, as sugestões e propostas apresentadas no decorrer da apresentação do projeto e dos debates subsequentes está consubstanciando as adequações e melhorias do projeto original.
Com a liberação da Licença de Instalação da obra, já concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas – IPAAN, o início da obra só depende agora da abertura das propostas e da definição da empresa vencedora par que seja emitida a ordem de serviço, o que se estima que deve acontecer a partir do mês de maio.
O projeto prevê a construção de duas pistas com 7,10 m de largura, com acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado, em uma largura total de 18,80 m e extensão total de 78 km. Também está prevista a realização de obras de restauração com pintura e jateamento das pontes, a remoção e construção de guarda-corpo e a duplicação das pontes sobre o rio Miriti e o rio Ariaú.
Independente da definição do processo licitatório, necessário para que se inicie a obra, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) continua realizando a manutenção do leito da pista da AM-070, de modo a garantir sua trafegabilidade e a segurança das pessoas que trafegam entre os municípios de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba a Manaus.