Seinfra prossegue com a revitalização do sistema viário do Distrito Industrial

A obra de recuperação do sistema viário do Distrito Industrial I, também denominado de núcleo pioneiro, continua em andamento, apesar do período chuvoso, que obriga a empresa responsável pela obra, a Construtora Soma a reduzir o ritmo, de modo a evitar perda de material e de hora trabalhada. Isso porque o tipo de trabalho realizado não combina com chuva. Para garantir a qualidade e a durabilidade do serviço em execução não pode haver nenhuma umidade. Essa é também, além de uma preocupação da empresa, uma determinação da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra.

A programação para esta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de abril, engloba a Avenida Buriti 2, com a confecção de canteiro central – entre as avenidas Cupiúba e Buriti 1. Também está em andamento a colocação de meio fio, sarjeta e calçada entre as ruas Ipê e Balata.

Na Avenida Buriti 3 estão sendo realizados serviços de drenagem profunda no trecho compreendido entre a Avenida Içá e a rua Matrinchã. A Avenida Içá e a rua Matrinchã também estão recebendo tratamento na área de drenagem superficial e profunda.

Outro serviço importante e que antecede a imprimação e colocação do revestimento asfáltico é o reforço de base, em andamento na rua Matrinchã e na Avenida Açaí.

O prazo de entrega deste convênio firmado entre o Governo Federal via Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA e o Governo do Amazonas por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura – Seinfra, expira em 2015, estando a obra, apesar das intempéries, dentro do cronograma.

Os serviços em andamento são compostos basicamente da execução da drenagem superficial, com o assentamento de meio-fio, calçada e sarjeta; drenagem profunda, com tubulação em manilhas de concreto; e a reciclagem da camada do pavimento denominada de base. A reciclagem da base é feita com a incorporação da capa asfáltica existente com a adição de areia e cimento em quantidade e proporção controladas em laboratório.

A colocação do revestimento asfáltico está sendo executado com o Composto Betuminoso Usinado a Quente, o CBUQ. Nas áreas com alta solicitação de carga a empresa responsável pela obra está aplicando um reforço estrutural no pavimento chamado Binder (bainder), que consiste em uma sobrecapa com brita apropriada, sobre a qual é colocado o CBUQ.

 

ASCOM/SEINFRA