Seinfra realiza campanha ambiental no igarapé da Cachoeira Grande

O Governo do Estado do Amazonas realiza nesta sexta-feira, dia 25 de abril, por intermédio da Unidade de Gerenciamento do Prosamim da Cachoeira Grande – UGP/SEINFRA, dois eventos voltados para a questão ambiental e do trânsito.
O primeiro evento, integrante do eixo Educação Ambiental, será uma caminhada ecológica com o tema “Eu quero respirar, desse jeito não dá, precisamos mudar – Planeta Terra”. Essa caminhada contará com a participação de alunos da Escola Municipal Professor Valdir Garcia – no bairro de São Geraldo, com início marcado para as 08h, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA e 21ª CICOM.
Durante a caminhada serão distribuídos folders orientando a comunidade sobre o uso correto da água e a destinação do lixo, bem como sobre o perigo representado pelos banhos no igarapé e na área da Comunidade Artur Bernardes, informou nesta quinta-feira a Secretária de Estado de Infraestrutura, engenheira Waldívia Alencar.
Paralelamente à caminhada, será realizada uma mobilização na comunidade, com informações sobre Educação no Trânsito. A UGP/SEINFRA conta com o apoio nessa mobilização, do Departamento Estadual de Trânsito–DETRAN/AM e dos alunos da Escola Estadual Zulmira Bitencourt, no bairro de São Jorge. A mobilização acontecerá à tarde, a partir das 14h.
Os dois eventos, promovidos pelo Governo do Estado do Amazonas por intermédio da UGP/Seinfra, com apoio da Caixa Econômica Federal e execução da empresa Architech, fazem parte do processo de interação social com as comunidades sob abrangência do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus.
De acordo com o Coordenador da UGP/SEINFRA, Heliobalbi Martins, e da Assistente Social Simone Malaquias, a questão da utilização das águas do igarapé da Cacheira Grande como balneário pelos moradores locais, principalmente pelas crianças, será amplamente debatida nos dois eventos, como forma de alertar para o perigo de contaminação e disseminação de doenças de veiculação hídrica – dentre outras, em razão do alto índice de poluição verificado nas águas deste igarapé.

ASCOM/SEINFRA