Seinfra realiza treinamento direcionado aos prefeitos do interior

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) realizará na próxima semana, entre os dias 28 e 31 de janeiro, mais uma edição de seu ciclo de capacitação, desta vez direcionada aos prefeitos do interior e sua assessorias, segundo informou a Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
“Todos os prefeitos e seus assessores técnicos estão convidados para participar desta rodada de palestras e workshops promovidos pela nossa secretaria na semana que vem, para tomar conhecimento de todas as técnicas de formalização de convênios”, explicou Waldívia Alencar, para quem a presença dos prefeitos e de seus assessores é de capital importância na elaboração futura de convênio e a consequente captação de recursos para os seus respectivos municípios.
O governador Omar Aziz determinou o máximo de atenção para com todas as prefeituras do interior, de modo a facilitar e acelerar a formatação de convênios que levem melhorias à qualidade de vida da população interiorana, informou a secretária. “A oferta deste treinamento é parte integrante do cumprimento dessa diretiva, a partir do momento em que nós disponibilizamos aos prefeitos e seus assessores o conhecimento necessário para a elaboração dos projetos, documentação exigida e os prazos para a prestação de contas junto à Seinfra e aos órgãos fiscalizadores”, completou Waldívia Alencar.
A semana de treinamento será realizada no auditório da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), obedecendo a seguinte programação: no dia 28 de janeiro, a partir das 08h, será realizada uma audiência com a Secretária Waldívia Alencar; no dia 29 de janeiro, terça-feira, o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), José Melo; e as servidores Renata Melo e Marilena Bó, da Seinfra, se revezarão na apresentação e discussão do tema “Convênios Estaduais”; no dia 30, quarta-feira, o tema a ser abordado será “Convênios e Sistema SICONV”, mediado pelo Brigadeiro Roberto de Medeiros Dantas, Coordenador Geral do Programa Calha Norte. Na primeira etepa deste programa, realizado em 2012, o Coronel Lisboa, também do Projeto Calha Norte Ministério da Defesa, foi quem mediou as apresentações e debates.
No dia 31 de janeiro, o último desta semana de treinamento idealizada pela Secretária Waldívia Alencar, terá a presença da própria secretária de Infraestrutura do Estado, que participará das oficinas e debates. Em todos os eventos o horário será sempre o das 8h às 17h.
Waldívia Alencar disse que embora a grande maioria dos prefeitos deva participar de um encontro em Brasília, na próxima semana, os seus assessores diretos – jurídicos e contábeis – devem participar dos treinamentos agendados para a próxima semana tanto melhor para as populações de cada município, que terão facilitados a formatação, elaboração e trâmite dos convênios tão importantes para o desenvolvimento econômico e social das sedes e zona rurais destes municípios.