Seinfra recupera erosões na periferia de Manaus

O Governo do Amazonas determinou à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) a realização de estudos de viabilidade para a retomada das obras de recuperação de processos erosivos graves situados em cinco bairros das zonas Norte e Leste de Manaus.

Com investimentos da ordem de R$ 19.893.762,52 a obra contempla ações nos bairros de Nova Floresta, Santa Inês, Cidade de Deus, Colônia Antônio Aleixo e Conjunto João Paulo.

A intervenção foi dividida em blocos para facilitar as ações. Assim, um bloco vai trabalhar na contenção dos processos erosivos graves na rua G, no bairro de Santa Inês; Travessa Jutaí e rua Alumínio, no bairro Nova Floresta; e rua Jambu, no conjunto João Paulo; todos na zona Leste.

Outro bloco realiza obras na rua Corínthians, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte; e ainda nas ruas Nova Esperança e Padre Ludovico, no bairro da Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus.

No primeiro bloco os serviços apresentam um percentual de 80% de obra pronta. No segundo bloco, nos bairros Cidade de Deus e Colônia Antônio Aleixo, o percentual é de 60%.

Provocado na maioria dos casos pela ação humana, através da retirada da vegetação natural e da construção de casas em encostas, com o direcionamento das águas servidas em direção ao barranco, acelerando o processo erosivo.

O secretário de Infraestrutura do Amazonas, Oswaldo Said, esclarece que o processo de contenção das erosões “consiste na retirada de solo mole, na colocação de aterro e compactação, na reconstituição do talude com banquetas, na colocação de canaletas para direcionar o fluxo das águas e diminuir sua força, e finalmente no reflorestamento da área trabalhada com a aplicação de grama”.

Segundo o titular da Seinfra, vários programas educativos já foram realizados e vários outros deverão acontecer junto às populações que buscam essas áreas para construir suas moradias, de modo a conscientizá-las do perigo que representa para eles e para os seus filhos a construção em áreas de risco, em áreas instáveis, propícias ao deslizamento, como as encostas.