Seinfra reúne com moradores do igarapé de São Sebastião

A Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, participou nesta quarta-feira a noite (01/08), na Paróquia de Santa Catarina de Sena, no Jardim Petrópolis, zona Sul de Manaus, de mais uma reunião – a quarta nos últimos meses, com os moradores das comunidades situadas na área de influência da obra de revitalização do igarapé de São Sebastião.
Além da equipe de engenheiros e assistentes sociais da Seinfra, também participaram representantes e lideranças de todas as comunidades afetadas; o titular da paróquia, Frei Juraci; o vereador Elias Emanuel; e os deputados Sinésio Campos e Marco Antônio Chico Preto.
Na pauta da reunião, a discussão da possibilidade de inserção de comunidades situadas fora dos limites de atuação da obra e a construção de blocos de apartamentos e de áreas de lazer.
Outro assunto abordado no decorrer do encontro foi a dos comerciantes instalados ao longo do igarapé, que alegaram que a saída pura e simples dos locais onde estão instalados representará uma perda econômica muito grande, porque já têm clientela estabelecida e que teriam que começar do zero em outro local.
Em resposta a essa questão, a secretária Waldívia Alencar determinou a realização de estudos para verificar a possibilidade da construção de um centro comercial para abrigar os que preferirem permanecer no local.
Suplanzão – Com a intervenção do pároco, Frei Juraci, repercutindo a opinião geral dos moradores, de que o campo do Suplanzão não deve ser usado para a construção de blocos de apartamentos, foi sugerida uma votação entre as lideranças locais, defendida pelos parlamentares presentes: vereador Elias Emanuel e deputados Sinésio Campos e Marco Antônio Chico Preto; que redundou na escolha unânime de que no local deve ser construído um centro de recreação, um centro social com quadras de esportes e outros equipamentos urbanos destinados ao lazer.
Prazos – Waldívia Alencar também comentou a questão dos prazos legais que devem ser obedecidos, sob pena de se perder o financiamento. Ela reforçou que, na hipótese de que o início da obra sofra mais atrasos, essa possibilidade existe.
A afirmação veio no bojo das solicitações apresentadas pelas lideranças de que fossem incluídos becos e comunidades que não estão originalmente dentro da área de intervenção prevista no projeto.
Ela reforçou a informação de que o financiamento de 55 milhões de reais tem destinação específica para a revitalização do igarapé, não podendo em nenhuma hipótese ter qualquer montante destinado a outra intervenção que fuja da que está prevista no contrato.
Os parlamentares presentes foram unânimes em apoiar a ideia de que o projeto deve ser iniciado de imediato, para aproveitar o financiamento e, em um segundo momento, com as obras em andamento ou concluídas, sejam promovidos novos encontros para discutir a possibilidade de inclusão das reivindicações apresentadas pela comunidade.
“O importante é que a obra tenha início, por que ela será a espinha dorsal de futuras intervenções, que serão, na realidade, o complemento da intervenção macro que é a revitalização do igarapé, que evitará que a área continue alagando toda vez que chove”, ponderou Waldívia Alencar.
Ela informou que os trabalhos devem se iniciar impreterivelmente neste segundo semestre, ou seja, ainda neste ano, para que o financiamento não seja retirado.
Costurados os últimos pontos, a secretária de Infraestrutura sugeriu a realização de encontros complementares entre técnicos e assistentes sociais da Seinfra, comandados pelo Secretário Executivo Emerson Redig; com as lideranças comunitárias e o pároco, Frei Juraci, ficando acordado para a segunda-feira, dia 5 de agosto, o primeiro encontro.