Seinfra reúne com Sema para tratar sobre obra do Anel Leste

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) reuniu, na manhã desta terça-feira, 16/01, com a direção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para retomar o diálogo sobre as tratativas da criação de um corredor ecológico, como parte das adequações ambientais dos projetos executivos da obra de implantação do Anel Leste. A obra do Anel Leste terá 17,4 quilômetros de extensão, e quando interligado ao Anel Sul, viabilizará, principalmente, melhor tráfego de veículos pesados do centro até o Distrito Industrial de Manaus, reduzindo custos e tempo de transporte.

A retomada dessa obra é uma preocupação do governador Amazonino Mendes, o qual entende que o Anel Viário Leste ligado ao Anel Viário Sul, quando prontos, serão de suma importância para a mobilidade urbana, pois irá melhorar o fluxo do trânsito na cidade de Manaus, principalmente de carga pesada.

Durante a reunião, a assessora no departamento de gestão ambiental e territorial da Sema, Eliene Cruz, expôs os estudos do processo ambiental da área onde será construído o Anel Leste e as possíveis áreas a ser erguido o corredor ecológico, com o objetivo de minimizar os impactos e realizar a complementação ambiental da área do entorno do sistema viário.

Os engenheiros da Seinfra explicaram ao secretário da Sema, Marcelo Dutra, como ficará implantada a obra do anel viário, mostrando, também, possíveis adequações. O secretário de Estado de Meio Ambiente mostrou-se sensibilizado com a demanda e colocou-se à disposição para dar andamento ao processo de mobilização e implantação do corredor ecológico.

Essas adequações estão inseridas no Termo de Compromisso nº 005/2015, assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), Seinfra, Sema, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Os encaminhamentos para rever a proposta e dar prosseguimento sobre a criação desse corredor ecológico ainda terão continuidade em uma próxima reunião entre Seinfra, Sema, Ipaam, Ministério Público e Inpa.

Participaram da reunião os engenheiros Daniele Batista, Paulo Romeu e Francisco Oliveira e o advogado Anderson Benchimol, como representantes da Seinfra; Marcelo Dutra, secretário de Estado de Meio Ambiente; e Eliene Cruz, assessora no departamento de gestão ambiental e territorial da Sema.

“A retomada dessa obra é de grande importância para Manaus em termos de mobilidade urbana, daí a necessidade de que esse processo transcorra o mais rápido possível, obedecendo aos dispositivos legais”, reforçou o titular da Seinfra, secretário Oswaldo Said.