Seminário reunirá em Manaus especialistas para discutir o projeto do Monotrilho Manaus

 

O Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e em parceria com a Associação Brasileira de Monotrilho (Abramon) realiza na quarta-feira (22/8), o “Seminário de Mobilidade Urbana – O Monotrilho como Alternativa no Transporte de Massa”. O evento visa analisar e debater o tipo de modal urbano no Brasil, o seu potencial, a geração de oportunidade, transferência de conhecimento tecnológico e os investimentos na indústria do País, especialmente na região.
Para debater o tema, enfocando a implantação do transporte de massa em Manaus, foram convidados vários especialistas no assunto, vindos de outros estados brasileiros e mesmo de países onde este tipo de modal urbano já está em operação ou em fase de implantação, segundo informou a Secretária Estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar.
“Essa é uma oportunidade ímpar de apresentação e discussão dos aspectos positivos ou não deste modal, com enfoque na cidade de Manaus e com a análise de vários especialistas ligadas ao assunto”, ressaltou a secretária de Infraestrutura.
O presidente da Abramon, Halan Lemos Moreira, abordará o tema “Monotrilho – suas características e o impacto positivo nas áreas onde transita: Solução ambientalmente amigável, impacto imobiliário positivo e interação com o Patrimônio Histórico”. Ele fará uma abordagem integral de questões cruciais para a implantação do sistema.
O economista Andres Von Stockert vai analisar a questão socioeconômica sob diversos ângulos, principalmente no que se refere aos custos de construção e implantação, bem como tarifa, sendo este último um dos assuntos mais discutidos por se acreditar que, em razão dos altos custos o preço da passagem possa ser mais alto que a média.
O evento também contará com palestra do coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto, que fará uma apresentação geral do processo de implantação do monotrilho na cidade de Manaus com estudos de caso e análises comparativas em termos de economia dentre os diferentes modais mais adotados atualmente.
De acordo com a Seinfra o encontro é direcionado a todos os agentes públicos, instituições municipais, estaduais, empresariais e representantes da sociedade em geral que desejem conhecer mais sobre o projeto. O evento terá ainda foco no empreendedorismo com a discussão da possibilidade de transformar Manaus em polo produtor de implementos e estimular o empresariado local em investir nessa área.
Participarão do evento ainda, representantes de todos os segmentos da sociedade entre políticos, empresários, técnicos do município e do estado ligados à área de trânsito e de transporte de massa, além de presidentes de associações de classe, presidentes de associações comunitárias na área de influência da obra, além de toda a imprensa local.
O monotrilho surgiu para atender a necessidade de implantação de um modelo de transporte integrado em Manaus e está sob a responsabilidade do Governo do Amazonas. O sistema fará a integração com o Bus Rapid Transit, o BRT, que será implementado pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Ambos são projetos de mobilidade urbana que ficarão como legado para a população de Manaus e do Estado do Amazonas.
 
SERVIÇO:
O QUE É: SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA – MONOTRILHO COMO ALTERNATIVA NO TRANSPORTE DE MASSA.
DATA: 22/08/2012.
HORÁRIO: 15H ÀS 19H30.
LOCAL: AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) – AVENIDA DJALMA BATISTA, N.º 3.758, BAIRRO FLORES, ZONA CENTRO-SUL.
ENTRADA: GRATUITA.
 
CONTATOS:
FLÁVIO GUIMARÃES – 8141.7285/9195.0616
EDUARDO SILVA – 8130.3990
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SEINFRA