Servidores da Seinfra elogiam cursos de atualização

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) deu prosseguimento nesta quinta-feira (17/01) ao ciclo de treinamento oferecido aos seus funcionários, com a palestra proferida pelo engenheiro Moacir Torres, sobre a parte prática do processo de fiscalização das obras sob a responsabilidade da Seinfra.
Na última segunda-feira (14/01) a servidora Renata Bezerra, do Departamento de Administração e Finanças, que abordou o tema “Processo Administrativo no Pagamento de Obras”.
Direcionado aos engenheiros responsáveis pela fiscalização das obras do Governo do Estado do Amazonas na capital e no interior, o treinamento abordou subtemas como a importância da fiscalização eficaz nas obras públicas, o papel do fiscal perante as construtoras bem como os documentos necessários para compor o processo de pagamento dentre outros itens não menos importantes.
Nesta quinta-feira pela manhã os engenheiros tiveram um contato direto com todas as normas relativas às suas atividades, com a apresentação e discussão de casos concretos, alguns deles ocorridos na própria Seinfra.
“Nós procuramos abordar todas as situações que um fiscal pode enfrentar, principalmente no interior, mostrando a eles quais as suas atribuições e responsabilidades, conscientizando-os de que eles representam o Governo do Estado e a sociedade como um todo quando estão realizando seu trabalho de fiscalizar estas obras”, revelou o Eng. Torres, que ministrou o treinamento desta quinta-feira.
“O ciclo de treinamento idealizado pela Secretária Waldívia Alencar é uma ferramenta da mais alta importância”, revelou Torres, ao destacar que as dúvidas sempre existem e que só através destas palestras é que se consegue dirimir essas imprecisões e agregar o conhecimento necessário para o bom desempenho das tarefas de cada um.
A engenheira Ivete Dibo elogiou a iniciativa, afirmando que temas como SICOP, Lei de Responsabilidade Fiscal, Reajustamento de Contratos e Gerenciamento de Obras Públicas, dentre outros, representam a espinha dorsal do trabalho do engenheiro. Segundo ela, sem estes conhecimentos, o trabalho de fiscalização fica prejudicado.
Renata Bezerra, do Departamento de Administração e Finanças, ponderou que os conhecimentos técnicos devem obrigatoriamente estar acompanhados do conhecimento legal, para que o trabalho do fiscal possa render o que a sociedade espera. Para que uma Fiscalização eficaz seja realizada, o Fiscal deve atuar com uma visão globalizada, gerindo o Contrato não somente como agente público, mas como cidadão, como a pessoa que em um futuro breve irá usufruir daquele benefício; não somente ele, mas sua família e amigos e por isso deve atuar com a visão de um agente da sociedade.
“Nós estamos intensificando essa maratona de treinamento neste mês de janeiro, mas vamos continuar oferecendo palestras e cursos sempre que se fizer necessário e houver disponibilidade de tempo”, enfatizou a Secretária Waldívia Alencar, ao demonstrar satisfação com a receptividade obtida com a iniciativa.
Ela também reforçou a importância de se manter os engenheiros atualizados, para garantir rapidez e segurança no processo de análise (fiscalização) das obras.