Sobrevôo marca áreas na cidade que serão beneficiadas pelo PROSAMIN

Com a necessidade de dar continuidade às obras de limpeza dos igarapés e a retirada de residências situadas em áreas de risco, uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SEINF realizou, na manhã da última terça-feira, dia 1º de fevereiro, um sobrevôo de helicóptero para identificar as principais áreas de intervenção do programa na cidade.
As áreas de risco foram listadas por meio de registro fotográfico que será analisado, posteriormente, para que, então, após a elaboração dos projetos básicos, as obras tenham início. O processo faz parte da continuação do projeto de urbanização comandado pelo Governo do Estado do Amazonas, com financiamento do BID e do Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. 
As áreas que deverão receber atenção especial neste ano, além daquelas cujas obras em fase final, são as do Igarapé da Cachoeira Grande, na Comunidade Artur Bernardes, bairro de São Jorge, zona Oeste; Igarapé da Cachoeirinha, na Comunidade de São Sebastião, bairro de Petrópolis, Zona Sul; e o Igarapé da Sharp, afluente do Igarapé do Quarenta, na Comunidade da Sharp, na zona Leste de Manaus. 
O Engenheiro Haliobalbi Martins, Coordenador da UGP/SEINF, que administra as obras do Prosamim financiadas pela Caixa Econômica Federal, disse, referindo-se às imagens colhidas pelo fotógrafo Warrington Redman, que “a realização deste trabalho servirá para subsidiar a elaboração dos projetos básicos de cada uma das intervenções, de modo a identificar as áreas de maior risco”, ou seja, aquelas cuja situação exija uma ação mais imediata por parte do poder público. Não significa dizer, ponderou ele, que este sobrevôo – além de outras medidas que já estão sendo tomadas, determine o início imediato das obras relativas a estes igarapés. A continuação e expansão do Prosamim – na capital e no interior, é uma das principais metas do governador Omar Aziz para este início de governo.