Solenidade marca o lançamento do Programa de Apoio a Pesquisa no Amazonas

O Governador Omar Aziz lançou, na manhã da última terça-feira, dia 12, o quarto programa de apoio a pesquisa, em evento realizado no auditório da sede do Governo. Na ocasião foram apresentados os dados de pesquisa extraídos de anos anteriores que fundamentam o avanço da área de pesquisa no estado. O Pappe Integração, nome dado ao programa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM – visa oferecer o apoio necessário às pesquisas que possam inovar e desenvolver novos produtos para as microempresas e empresas de pequeno porte na modalidade de subvenção econômica. 
A iniciativa de desenvolver o potencial destas empresas por meio do apoio a pesquisa é uma modalidade de investimento que vem dando certo, visto que, segundo dados da FAPEAM, na edição anterior do programa 54 empresas foram beneficiadas com as inovações descobertas. Com isso, setores como os fitoterápicos, cosméticos, informática e alimentos, foram os que mais cresceram. 
No total os investimentos de todos os programas já realizados superam os 8,1 milhões de reais, sendo que nesta edição o investimento será de seis milhões. Deste valor, dois milhões serão repassados pelo Governo do Estado do Amazonas e os outros quatro provenientes do Governo Federal. Ainda segundo as informações repassadas, a região Norte foi a que mais avançou na área de ciência e tecnologia no último ano, equiparando-se, portanto, às Regiões Nordeste e Centro-Oeste.  Durante o lançamento do programa, a Mesa Diretora do evento citou a importância de investir em ciência por meio do Produto Interno Bruto – PIB – a exemplo da China. 
Os chineses destinam uma parte do PIB para investir em tecnologia. Tal fato faz com que o país cresça 20% ao ano, chegando, assim, ao posto de segundo maior investidor em pesquisa no mundo. O esperado é que o Brasil possa fazer o mesmo. A meta é que o investimento do PIB brasileiro em pesquisa que gira por volta de 1,4 mi possa alcançar os 2,5 em 2022. 
Ao discursar, o Governador Omar Aziz afirmou que o incentivo à pesquisa é necessário para o crescimento do Estado e que continuará apoiando esse tipo de iniciativa que além de tudo, tem como objetivo gerar emprego e renda. Ele alertou, porém, para que as pesquisas sejam direcionadas com base na carência do mercado consumidor.