Trabalho conjunto beneficia vítimas da enchente na Comunidade Arthur Bernardes

O Governo do Estado dá continuidade à prestação de ajuda aos moradores atingidos pela grande enchente que atinge o Amazonas, especialmente a capital. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) desenvolve ações emergenciais em conjunto diversas outras secretarias e outros órgãos governamentais, entre eles o Subcomando da Defesa Civil (Subcomandec), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, a Polícia Militar, além da Prefeitura Municipal de Manaus.

No final da última semana tiveram início as ações de infraestrutura emergencial na Comunidade Arthur Bernardes e demais comunidades da área de intervenção do Projeto de Urbanização e Revitalização do Igarapé da Cachoeira Grande, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste. O projeto é coordenado pela Unidade Gestora do Prosamim, da Seinfra.

A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar informou que todas as medidas determinadas pelo Governador Omar Aziz para ajudar as vítimas atingidas pela enchente estão sendo executadas pela secretaria, visando minimizar os estragos que a subida das águas vem causando aos moradores das áreas mais susceptíveis na capital, e especialmente em áreas, como é o caso da Cachoeira Grande que serão beneficiadas com o programa dos igarapés.

“O apoio se dá por meio de trabalho desenvolvido em parceria com os demais órgãos e secretarias, com o fornecimento de madeira para a construção de pontes ou passarelas que permitem o acesso entre as casas situadas na margem do igarapé, além da construção das chamadas marombas que visam elevar as moradias para evitar sua inundação por completo”, explicou a secretária Waldívia Alencar.

Todas as ações são coordenadas pela Defesa do Estado e do Município de Manaus.
Na mesma proporção é feita a distribuição de hipoclorito de sódio, retirada do lixo acumulado entre as ruas Humberto de Campos, Terezinha, Cachoeira, São Domingos, Bragança, situadas nas comunidades Arthur Bernardes e Jacaré, reduzindo a proliferação de doenças causadas por contaminação da água.

Cadastramento de famílias
A Seinfra está cadastrando todos os moradores da Arthur Bernardes, e já contabilizou até o momento 310 famílias. O cadastramento teve início em fevereiro deste ano na Comunidade Pico das Águas, no bairro de São Geraldo, onde mais de 600 famílias foram incluídas no programa habitacional e de revitalização.

De acordo com o coordenador executivo da UGP/Seinfra, Heliobalbi Martins, o trabalho abrangerá toda a extensão do igarapé da Cachoeira Grande. “O processo de desapropriação dos imóveis cadastrados, e posterior demolição das casas, terá início ainda neste primeiro semestre, conforme a descida das águas, bem como as obras da primeira etapa revitalização”, informou o coordenador.